quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Aluna do campus de Acaraú do IFCE fará intercâmbio em Portugal

Aluna Elisângela, no Ecomangue

Uma aluna do 3º semestre do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do campus de Acaraú do Instituto Federal do Ceará (IFCE) participará de um intercâmbio na cidade de Bragança, em Portugal. A acarauense Elisângela Lima, de 20 anos, cursará um semestre na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança. A estudante viajará neste mês e permanecerá em Portugal até dezembro. Todas as despesas serão custeadas pelo Programa de Bolsas IFCE Internacional.
A seleção da jovem constou de duas fases: na primeira, foram analisados seu rendimento acadêmico e as condições financeiras; já na segunda fase, a professora Rafaela Maia, coordenadora do Laboratório de Ecologia de Manguezais (Ecomangue), onde Elisângela é bolsista, assinou uma carta de recomendação declarando os bons rendimentos da aluna e sua qualificação para participar do programa. Além disso, nesta etapa, a estudante foi submetida a uma avaliação de proficiência na Língua Portuguesa.
Conforme a professora Rafaela Maia, que tem ajudado a aluna com todo o processo e com a documentação necessária para viabilizar a viagem a Portugal, Elisângela já participou de inúmeras ações de educação ambiental com o Ecomangue, apresentou trabalho em congresso e já redigiu um artigo científico, que em breve será publicado em uma revista científica. “Desde o início do curso, ela apresenta ótimas notas, vocação para pesquisa científica e amor ao meio ambiente”, ressaltou a professora Rafaela.
Elisângela explicou que cursará no exterior cinco disciplinas e depois pedirá reaproveitamento no seu curso em Acaraú. As cadeiras, dentre as quais Imunologia, Conservação de Recursos Naturais e Biologia Molecular, foram escolhidas juntamente com a professora Rafaela Maia. É a primeira vez que a aluna viajará para fora do país, e sua expectativa é grande em relação a essa nova experiência. “Acredito que essa é uma oportunidade única para qualquer aluno de graduação. Uma chance de conhecer novas culturas, de trocar experiências e se aperfeiçoar profissionalmente”, ressaltou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário