sexta-feira, 15 de junho de 2012

Campus de Acaraú participa de encontro de pescadores


Participantes do encontro discutindo sobre a pesca
O campus Acaraú do Instituto Federal do Ceará (IFCE) participou do Encontro de Apresentação da Carta Proposta dos Pescadores do Estuário Timonha-Ubatuba, promovido pela comunidade da APA - Área de Proteção Ambiental - do Delta do Parnaíba (PI), juntamente com instituições parceiras. O evento, que foi realizado na cidade de Cajueiro da Praia/PI, no dia 1º de junho, teve por objetivo discutir o futuro da pesca na região, contribuindo para as áreas de ordenamento e zoneamento da pesca, melhoria da renda do pescador, pesquisa e capacitação. O encontro reuniu mais de 100 pessoas, entre pescadores e membros de instituições de ensino, pesquisa e do setor pesqueiro.
A Carta Proposta, apresentada no evento, a qual representa o produto final dos Encontros de Pesca iniciados no ano de 2010, foi elaborada por pescadores e marisqueiras dos municípios de Cajueiro da Praia/PI, Barroquinha/CE e Chaval/CE.
Conforme a coordenadora de pesquisa do campus de Acaraú, professora Rafaela Maia, a importância da participação do IFCE no encontro foi substancial, uma vez que “docentes, técnico-administrativos e alunos deram as suas contribuições para o projeto, levando idéias importantes para a sustentabilidade e para a melhoria da qualidade de vida dos pescadores e marisqueiros”, ressaltou.
Compareceram ao evento os seguintes representantes do campus Acaraú: professores João Vicente, Soniamar Saraiva, Rodrigo de Salles e Rafaela Maia; técnico de laboratório Alex Castro; alunos do 4º semestre do curso Técnico Subsequente em Pesca e estudantes do Laboratório de Ecologia de Manguezais (Ecomangue).

Nenhum comentário:

Postar um comentário